Araxá registra queda de 66,9% nos casos de dengue em 2025, mas reforça alerta no período chuvoso
Notícias / / 06, Janeiro, 2026
Araxá apresentou uma redução significativa no número de casos de dengue em 2025. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até o dia 30 de dezembro foram confirmados 3.137 casos, contra 9.478 registros em 2024, o que representa uma queda de cerca de 66,9%. Em relação aos óbitos, foram 21 em 2024 e cinco em 2025. Os dados do último ano ainda podem sofrer pequenas alterações devido a casos que aguardam resultados de exames.
Mesmo com a diminuição dos números, o atual período de chuvas acende o alerta da Secretaria Municipal de Saúde, já que nessa época ocorre um aumento significativo da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Entre as estratégias adotadas pela Vigilância Ambiental está a continuidade do mutirão de visitas domiciliares, realizado quinzenalmente aos sábados. A ação tem como foco a identificação e eliminação de focos do Aedes aegypti, a orientação aos moradores e o reforço das medidas preventivas nos bairros. Já em parceria com a Secretaria de Educação, atividades educativas em escolas de Araxá seguirão sendo realizadas com alunos em 2026.
Tecnologia como aliada
Outra frente de combate importante é o monitoramento aéreo com drones, que amplia o alcance das ações de vigilância. No último levantamento, realizado no dia 27 de novembro, o sobrevoo mapeou 21 bairros do município, abrangendo uma área de 563 hectares. Durante a ação, foram identificados 1.107 pontos com potencial risco, com predominância de piscinas e fontes, que concentraram 779 ocorrências.
Após o diagnóstico dos pontos mapeados, o município intensifica as ações de controle e eliminação dos criadouros, por meio das visitas dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
10 minutos contra a dengue
Com o período de chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de cuidados dentro das residências, já que pequenas quantidades de água parada são suficientes para a reprodução do mosquito. A orientação é que a população reserve alguns minutos do dia para adotar medidas simples e eficazes de prevenção:
* Verificar quintais e áreas externas da residência;
* Eliminar recipientes que possam acumular água parada;
* Lavar regularmente as vasilhas de água de animais;
* Manter garrafas, baldes e outros objetos virados para baixo;
* Evitar o acúmulo de lixo e manter o ambiente limpo e organizado.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada.
“Em 2025 ampliamos estratégias e conseguimos uma diminuição significativa nos casos confirmados. Porém, a prevenção começa dentro de casa. São atitudes simples, que levam poucos minutos e fazem toda a diferença. Nesse período chuvoso, o mosquito se prolifera rapidamente, e cada descuido pode se transformar em um problema para toda a comunidade”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação Araxá




